sexta-feira, 17 de junho de 2011

Professor pesquisador, alunos pesquisadores!

Enquanto estávamos organizando a festa junina, o Projeto educando para a vida II estava em andamento. A Profª Creuza Monteiro Campos, com os alunos da 6ª série A e B, sairam em campo com a lupa em punho, para conhecer bem de perto a diversidade do mundo dos insetos e das espécies  de plantas nativas nos arredores da Escola. Como a produção do conhecimento se dá a partir da observação e registro, os alunos anotaram tudo que puderam observar com a ajuda da lupa

Por que a Pesquisa é importante?
Quando se estabelece a pesquisa como princípio educativo significa privilegiar a construção e re-construção do conhecimento como processo central do ato educativo. Isso traz implicações e responsabilidades como: a) aguçar a capacidade de questionamento do aluno; b) fazer com que o aluno saiba identificar as fontes de informação e conhecimento que podem ser utilizadas para levar o processo de pesquisa a bom termo (bibliotecas, acervos culturais, museus, internet etc); c) estimular a capacidade de seleção e manuseio das informações coletadas; d) incentivar o trabalho com o uso da tecnologia disponível; e) possibilitar o estabelecimento de uma postura de trabalho (habitus) no tratamento metodológico das questões. Por isso, quando o professor adota esta estratégia de ensino está possibilitando ao educando tornar-se um sujeito crítico, criativo e conquistar sua autonomia intelectual. (Revista Espaço Acadêmico, Nº 35/Abril/2004)

Abaixo os registros fotográficos: