terça-feira, 30 de abril de 2013

FOTOS DO PROJETO SARAU CULTURAL DE GÊNEROS TEXTUAIS




Aconteceu na ultima quinta-feira, dia 20/04/2013, o Projeto Sarau Cultural de Gêneros Textuais, que faz parte do Plano de Ação  anual da Escola Glória Paixão, como uma das estratégias do Plano de Desenvolvimento Escolar-PDE e do Projeto Político Pedagógico, a fim de alavancar o rendimento anual da disciplina de Língua Portuguesa trabalhada em uma perspectiva interdisciplinar. O Projeto tem como Professores responsáveis: Aline Rodrigues Gato; Adson Corrêa Santiago; Waldely Fernandes, Janaina Batista, Antonio Rodrigues; e Ediane Nunes Xavier.
aluna fazendo a personagem da tartaruga

aluno fazendo o personagem da lebre no conto de fábulas.

alunos contando lendas amazônicas.

Chapeuzinho entregando os doces para a vovozinha
Chapeuzinho Vermelho

O lobo mau - personagem do genero estorias infantis


O Projeto teve como objetivos:

  • Mostrar os alunos gêneros textuais para servir de apoio para a prática da sua própria produção;
  • Ler e reler de forma individual e coletiva os gêneros para exercitar nos alunos a entonação vocal, leitura em voz e a leitura fluente;
  • Prática de produção textual de autoria dos alunos;
  • Estimular os alunos a refletir sobre o que produziu;
  • Promover situações em que incentive os alunos a falar, expor e debater suas ideias, percebendo nos diferentes discursos, diferentes intenções;
  • Promover atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades dos alunos no discurso da oralidade;
  • Ensinar os alunos a correção da postura mediante o publico.


Obras de Literatura de Cordel

Apresentação da estória infantil Chapeuzinho Vermelho




 
Aluna fazendo a narração da estória

Os gêneros texuais trabalhados foram:
  • Fábulas - 5ª série A; Lendas - 5ª B e Contos de Fadas - 5ª  Série C;
  • Carta - 6ª Série A; Receita - 6ª série B;
  • Memória Literárias - 7ª série A; Poesia - 7ª série B e Acróstico - 7ª série C;
  • Crônicas - 8ª série A; Música: 8ª série B e Leitura em Libras- 8ª série C;
  • Neologismo - 3ª Etapa;
  • 4ª Etapa A: Diário e 4ª Etapa B: Literatura de Cordel;   
 O Projeto teve os seguintes critérios de avaliação: interesse,participação,comprometimento,realização e diálogo;