sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO DIA DO LIVRO INFANTIL

Dentro das atividades do Projeto de Leitura MORANDUBETÁ incluso no Plano de Ação Anual da Escola, de responsabilidade dos professores que atendem nos dias de hora atividade, sob a Coordenação do Profº Waldely Fernandes com a colaboração da equipe pedagógica, a Escola desenvolveu o Projeto DIA DO LIVRO INFANTIL, no dia 18/04/2013 que teve como objetivos:

- Estabelecer as diferenças existentes entre as personagens das histórias infantis;
- Reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade; 
-Compreender e contextualizar as características das personagens dos contos e fábulas, com   os valores e princípios morais e éticos ;
- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;
- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, seqüência lógica;
- Participar no estabelecimento de atividades sócio-culturais e educacionais;



O projeto  que funcionou nos turnos da manhã e da tarde em horário normal, teve como metodologia a organização de vários ambientes como:


 


  • Exposição da História de Monteiro Lobato e de imagens de personagens das histórias infantis,









  • Leitura (espaço livre orientado) Coordenação Pedagógica e/ou professores;









  •  Sala de vídeo onde os alunos assistiram a vídeos infantis (Sítio do pica pau amarelo);
  • Jogos relacionados a histórias infantis (dominós, jogo de memória, dados,encanto,bingo) 7ª A e C.





  •  Sala de desenho dos personagens das estórias infantis:


 Contação e leitura de histórias ( 8ª B); Contação de estorias com fantoches.





Varal de criação ou reprodução das imagens de histórias infantil.









Os alunos atendidos pelo projeto foram das turmas de 2º ao 5º Ano e de 5ª e 6ª séries. Os alunos de 7ª e 8ª participaram como alunos monitores das atividades desenvolvidas. Sendo que todas as turmas estavam acompanhadas de seus Monitores(Professores);
A avaliação geral do Projeto foi positiva pois proporcionou aos alunos diferentes ambientes e metodologias inovadoras de aprendizagem tendo como foco central o despertar da curiosidade dos alunos para o mundo da leitura.